O Feitiço


PROJETO DE MONTAGEM – O FEITIÇO

Espetáculo: Comédia / Infantojuvenil
Tempo de duração: 55 minutos



O Grupo Autônomos de Teatro surgiu em 2007 a partir do pujante trabalho coletivo realizado pelas duas primeiras turmas de bacharelado em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como principais obras o espetáculo Carícias dirigido por Narciso Telles, e A Megera. Domada? dirigido por Ana Carneiro e O Feitiço dirigido por Paulo Merísio e Mario Piragibe. Participou de festivais como III Amazônia Encena na Rua e I Festival  Universitário de Teatro e dança da UFU e III Festival da Associação de Teatro de Uberlândia e IV Festival Nacional de Teatro Universitário de Patos de Minas, onde apresentou o espetáculo O Feitiço, premiados nas categorias: Melhor Maquiagem (O grupo) e Melhor Atriz em Comédia para Amanda Barbosa, Juliana Prados e Laís Batista. E também foi indicado nas demais categorias: Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia para Camila Tiago; Melhor Espetáculo; Melhor Cenário por Paulo Merísio e Melhor Iluminação por Marina Ferreira e Nádia Yoshi.
Espetáculo: O Feitiço (2011);  Megera. Domada? (2010-2011); Carícias (2009 -2010)






A Montagem:

O espetáculo O Feitiço surgiu de uma disciplina do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia – UFU ministrada pelo Professor Doutor Paulo Merísio, na qual se desenvolvia diversas pesquisas sobre a representação cômica com e teatro para infância e juventude. À vontade e a necessidade de transformar o exercício de cena em espetáculo fez com que o grupo Autônomos de Teatro buscasse textos que o instigassem e se envolvessem numa criação lúdica através das pesquisas desenvolvidas. Nesta busca chegou-se à película cinematográfica de 1985: “Ladyhawke - O Feitiço de Áquila” à qual se adaptou a história por um processo de bricolagem criativa para a encenação teatral.  Uma escolha por contar um romance de cavaleiros – a história do amor entre um soldado e uma bela dama impedidos de se unirem por força de uma maldição – complementa-se com o desejo de combinar à temática medieval da trama com o trabalho cômico e de formas animadas desenvolvendo assim interferências com parodias e comentários jocosos, com o emprego de música popular contemporânea e jogos de bufonaria. Deste modo o espetáculo vem se desenhando sob a forma de um jogo cujas peças são movidas diante do público. O chão marcado em forma de grade evoca um grande tabuleiro que apresenta parte das regras. Do lado de fora circulam jograis e artistas-narradores que apresentam e embalam a história; dentro das linhas da grade-tabuleiro apresentam-se os personagens de trama, hieráticos e idealizados tipos da fábula identificados com peças de xadrez.


A Encenação

A apresentação da trama combina narração e representação estilizada, feita como um jogo constante que transforma as cadeiras postadas nas laterais do espaço em qualquer objeto necessário à história: de torres de castelos até espadas. As peripécias fantásticas e aventurescas da história ganham vida por meio de narração, de jogos indicativos e, sobretudo nas passagens em que se evoca a magia que transforma homens em animais, no recurso do teatro de sombras.

Cenografia

  O espetáculo O Feitiço foi criado pelo diretor Paulo Merísio. É apresentado sobre a forma de um grande tabuleiro de xadrez, onde as peças são os próprios personagens que ao mesmo tempo manipulam e são manipulados. Há também a utilização de cadeiras que numa forma lúdica são transformadas em arvores, espadas, cavalos e o que mais for necessário para o jogo continuar. Completando o tabuleiro há um telão que compreende todo o fundo do jogo e é por esse telão se estabelece outro jogo: o das sombras. O Falcãozinho, o lobo, o Navarro, a Isabela dentre tantos outros ganham vida através do teatro de animação (bonecos, objetos e sombra)
DSC_0066
Foto: Simone Guaratto

Figurino

O figurino é pensado como uma unidade de ação. É composto por peças que se assemelham e/ou são destinadas ao combate. Totalmente traçado dentro de uma única paleta de cores trazendo além de uma harmonia na composição, elementos da era medial assim como das artes marciais. A peça chave do figurino é a Hakama. Uma calça utilizada pelos samurais na qual trazem as 7 pregas correspondentes as 7 virtudes do Bushidô. A calça é um verdadeiro artefato; os personagens se transformam de acordo com que a calça é manipulada.

DSC_0319
Foto: Simone Guaratto


Maquiagem e adereços

Toda composição visual é composta de acordo com a cenografia e figurino. Segue as mesmas linhas de cores e trazem um aspecto de se assemelhar à madeira, transformando os personagens em peças desse jogo de Xadrez.
DSC_0298
Foto: Simone Guaratto




NECESSIDADES TÉCNICAS

Espaço:

Palco à italiana ou arena em três quartos em edifício fechado, com condições de iluminação e sonoplastia mecânica.
Área de representação mínima: 08 m (largura) X 09 m (profundidade) X 03 m (altura)

Cenário:

Descrição e volume para transporte:

·       12 placas de compensado empilhadas ocupando 02 m X 03 m X 03 m
·       4 Traves de metal de 01 m
·       12 cadeiras de madeira 01 m X 01 m

Tempo de montagem:            2 horas
Tempo de desmontagem:      1 hora
Equipe local:                          1 ceno técnico













Mapa de Cenário:
Sonoplastia:

Material necessário

  • Dois microfones com pedestais articuláveis ligados em sistema de som do teatro.

Iluminação:

Material ilumino técnico necessário:

·       10 elipsos,
·       24 par foco 5,
  • 1 pc de 1000W

Tempo de montagem:                        4 horas
Equipe local:                          1 ajudante

Necessidades adicionais:       1 retroprojetor com, no mínimo 400W (4000 ansi-lúmens)

Suporte para o retro (mesa ou cadeira) com altura entre 60cm e 1m
Extensão que baste para conduzir energia para o retro desde uma tomada.









Mapa de Iluminação:


FICHA TÉCNICA

Dramaturgia:            O Grupo.
(Adaptação livre do filme “Ladyhawke - O Feitiço de Áquila”)
Concepção:                Paulo Merísio
Direção:                     Mario Piragibe e Paulo Merísio
Elenco:                      Alexandre Nunes, Amanda Barbosa, Camila Tiago, Laís Batista, Lucas Mendes, Marcella Almeida, Nádia Yoshi, Tiago Pimentel, Victor Rodrigues e Wesley Nunes.
Stand in                     Ana Célia Vieira, Marly Magalhães e Welerson Filho
Cenografia:               Paulo Merísio
Figurino:                   Flávio Sousa e José Luiz Filho.
Concepção de Luz:   Marina Ferreira e Nádia Yoshi
Sonoplastia:               O Grupo
Preparação Corporal: Nádia Yoshi
Produção Gráfica:    Tiago Pimentel
Formas Animadas:   Victor Rodrigues e Werlerson Filho.
Desenho Gráfico:      José Maurício e Welerson Filho
Caracterização:        O grupo (maquiagem), Amanda Barbosa (Concepção penteados)
Produção:                  Amanda Barbosa e Laís Batista
Assistente de produção: Ana Célia Vieira e Marly Magalhães.

 CONTATOS:

Responsáveis pelo Grupo:     Amanda Barbosa: (34) 9171 6950 amanda7891@gmail.com
                                               Laís Batista: (34) 9159 5373 fellicyt@yahoo.com.br
Blog:                                      www.autonomosdeteatro.blogspot.com
Facebook:                               Buscar por Autônomos de Teatro
Twitter:                                  @AutonomosTeatro


SINOPSE

O Feitiço conta a história de um amor impossível entre o soldado Navarro e a bela dama Isabela. O casal está impedido de se unir por força de uma maldição lançada pelo Bispo de Áquila que nutre um desejo possessivo por Isabela. Navarro acredita que o único modo de quebrar esse feitiço é destruindo O Bispo. Pra isso contará com a ajuda do único homem que conseguiu escapar com vida das masmorras do Áquila: O Rato.


Foto: Simone Guaratto